sábado, 30 de setembro de 2006

Abertura do Ano Pastoral na Diocese

Inicia-se o novo Ano Pastoral, a nível diocesano, como habitualmente, no próximo dia 5 de Outubro (5ª feira), com uma Assembleia Diocesana no Seminário.
O Programa engloba já um encontro para agentes pastorais, no dia 4, das 21h30 às 23 horas, no mesmo local. Trata-se de uma reflexão alargada sobre a situação da família hoje, as influências que actuam sobre ela e a origem destas, o contexto social e eclesial em que se processa a acção pastoral ao serviço da família. Serviços diocesanos, secretariados, movimentos apostólicos, leigos empenhados na pastoral familiar na Diocese, nas paróquias e arciprestados, consagrados, e leigos em geral estão convidados para esta reflexão.
No dia 5, o acolhimento será às 9h30, abrindo os trabalhos às 10 horas com um tempo de oração, seguida da reflexão sobre a Teologia do Matrimónio e da Família e sobre o Plano Diocesano para o ano 2006/2007, “A Igreja ao serviço da família”, já apresentado no Dia da Igreja Diocesana (25 de Junho), de modo a permitir as programações das paróquias e dos movimentos laicais.
De tarde, todos os serviços da pastoral familiar darão a conhecer as suas actividades e as propostas que têm em curso para apoio às paróquias, aos arciprestados e aos movimentos.
Além dos convidados para o serão do dia 4, para este dia estão convocados todos os padres e diáconos, os responsáveis apostólicos, os consagrados - religiosos e leigos, e os diocesanos que queiram participar na Assembleia. Os trabalhos desta Assembleia não ultrapassarão as 17 horas.

sábado, 23 de setembro de 2006

Confirmação da Fé

É já hoje que alguns dos membros do nosso Grupo irão viver um dos momentos mais marcantes da vida cristã: irão confirmar perante Deus e os homens a fé anunciada pelos seus pais no dia do baptismo.
O Sacramento do Crisma que hoje recebem marca uma maior responsabilidade na Igreja de Deus, assumida por eles.

É com alegria enquanto amigo e membro da comunidade Cristã que os vejo dar este passo, com o desejo de que seja "apenas" mais um de uma longa caminhada.

Que Deus ilumine o vosso percurso!

D. António Francisco dos Santos, novo Bispo de Aveiro

Por solicitação da Nunciatura Apostólica em Portugal, a Agência ECCLESIA informa que o Papa Bento XVI nomeou como novo Bispo de Aveiro D. António Francisco dos Santos, até agora Bispo Auxiliar de Braga.

Bento XVI aceitou a renúncia do governo pastoral da Diocese de Aveiro, apresentada por D. António Marcelino, dado este ter completado o limite de 75 anos de idade (em conformidade com o cân. 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canónico).

D. António Francisco dos Santos foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga por João Paulo II a 21 de Dezembro de 2004. Na Conferência Episcopal Portuguesa tem a responsabilidade de presidir à Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios e é vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã.

O novo Bispo de Aveiro é natural da Freguesia e Paróquia de Tendais, Concelho de Cinfães, Diocese de Lamego. Nasceu a 29 de Agosto de 1948, filho de Ernesto Francisco (já falecido) e de D. Donzelina dos Santos.

notícia completa


O nosso Grupo de Jovens dá as boas-vindas ao novo Bispo (que tomará posse a 8 de Dezembro), com o desejo de longos anos de trabalho pela Diocese de Aveiro.
Uma palavra também de agradecimento para D. António Marcelino, por tudo quanto fez ao longo de quase 26 anos de episcopado em Aveiro.

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Encontro JMJ 2005



Já tem mais de um ano, mas nem por isso as pessoas se esquecem (como é que isso seria possível, depois de tão intensa experiência?).

É por isso que, no próximo dia 7 de Outubro, se realiza mais um encontro dos participantes na Jornada Mundial da Juventude 2005 (Colónia, Alemanha), desta vez em Mafamude, Gaia. Aquele excelente grupo que partiu de Aveiro e que incluía jovens da Diocese vizinha do Porto mantém-se unido e esta é apenas mais uma prova disso.

O nosso Grupo de Jovens lá estará representado, através dos 3 membros que tiveram o privilégio de estar entre os 800 mil jovens participantes inscritos.

Para um "cheirinho" do que pode ser a participação na JMJ (porque é impossível transmitir tudo o que se vive), podem visitar o Diário da Jornada, colocado no nosso site há um ano, mas sempre util para avivar memórias...

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Novo Ano Pastoral



Com o novo ano pastoral à porta, recomeçam as actividades do nosso Grupo. Este Blog tem como objectivo dar a conhecer antecipadamente essas actividades e fazer o balanço das mesmas depois de concretizadas. Nele vão poder escrever todos os membros do Grupo de Jovens Mar de Sal.

Na avaliação do ano pastoral 2005/06 do nosso Grupo foram encontradas algumas melhorias, ao mesmo tempo que ficou no ar uma certeza: qual o caminho a seguir. Nesse sentido, foram já definidas algumas actividades, que serão anunciadas assim que estiverem devidamente preparadas.

Até Breve!


Rui Aresta,
Animador do Grupo de Jovens da Torreira