sábado, 30 de dezembro de 2006

Recolha de brinquedos

Após 4 semanas de recolha de brinquedos na Igreja Matriz e na Capela de Nossa Sra. da Paz, nas Quintas do Norte, chegou o dia da entrega.

Partímos de manhã em direcção ao CAT (Centro de Acolhimento Temporário) de Recardães, onde chegámos a meio da manhã. A timidez inicial das crianças que lá se encontram desapareceu tão rapidamente como o tempo disponível. A alegria foi muita, bem como a dificuldade na despedida. Escassos momentos foram suficientes para que aquelas crianças não quisessem mais que de lá viessemos.
Ficou a promessa de um regresso, que esperemos seja para breve.

Infelizmente (mas compreensivelmente) não foi possível tirar qualquer fotografia para que a identidade das crianças fique salvaguardada.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

10 Milhões de estrelas, Um gesto pela Paz


No seguimento da campanha lançada anualmente pela Cáritas, a Equipa Arciprestal de Jovens Estarreja/Murtosa optou por efectuar o gesto público em duas paróquias, uma em cada arciprestado.

Sexta, 22 - 21:30 - Centro de Estarreja (frente à Câmara Municipal)
Sábado, 23 - 21:00 - Centro de Pardelhas (Praça Jaime Afreixo)



Apareça e traga a sua vela (à venda nas paróquias).

segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Festival Jovem da Canção Mensagem

Como prometido, aqui fica o vídeo da actuação de Avanca no Festival, que valeu o primeiro lugar para a nossa diocese:



Nesta versão a qualidade foi reduzida, quem quiser fazer o download do original (73.3Mb) poderá fazê-lo em http://www.torreiravirtual.net/extras/fjcm-avanca.avi.

Para download das fotos (60 fotos, 3.10Mb): http://www.torreiravirtual.net/extras/fjcm-avanca.zip

domingo, 3 de dezembro de 2006

Parabéns, Avanca!

Foi perante uma enorme plateia de jovens, que encheram o Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, que o grupo Jovens em Movimento, de Avanca, venceu o VI Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, em representação da Diocese de Aveiro.

Entre as dezasseis dioceses participantes, a canção "Brilha como o Sol" foi uma das mais alegres e a única que conseguiu colocar a assistência de pé, a acompanhar a energia em palco demonstrada pelos nossos "vizinhos" e amigos.

Já o prémio para a melhor mensagem foi atribuido à Diocese de Leiria-Fátima, com o tema "Anda, vem comigo"

Classificação Final:
1º - Aveiro - Brilha como o Sol - 18,1 pontos
2º - Coimbra - Se queres ser Feliz - 16,6 pontos
3º - Leiria/Fátima - Anda, vem comigo - 16,5 pontos
4º - Lisboa - Sem medos - 16,1 pontos
5º - Beja - Segue-me - 15,9 pontos
6º - Viseu - Até à Cruz - 15,4 pontos
Guarda - Abre as tuas asas - 15,4 pontos
8º - Braga - Escolhe - 14,9 pontos
9º - Algarve - Seguindo Jesus - 14,8 pontos
10º- Setúbal - Sai de ti - 14,4 pontos
11º- Vila Real - Testemunho - 14,3 pontos
Lamego - A Luz que te guia - 14,3 pontos
13º- Santarém - Quero voltar - 13,8 pontos
14º- Porto - Eco do meu sim - 13,7 pontos
15º- Viana do Castelo - Um ritmo novo - 13,4 pontos
16º- Portalegre/Castelo Branco - A caminho de Ti - 12,9 pontos

Brilha como o Sol
Porque evitas essas lágrimas que te caem,
E ficas caído por terra na ilusão vazia,
Não sabes que elas fazem parte da vida?

Porque não ouves o que essas lágrimas dizem,
E ficas parado na estrada sem direcção ou rumo?
Segue em frente e canta com nova vida!

Nasce e brilha como o Sol!
Vem ao meu encontro,
Amar é simples, é correr,
Quanto mais, tanto melhor!

Toma a tua Cruz e vem,
Vem ao meu encontro.
Sem limites vais amar,
Preso ao mundo não vais ficar!

Nas tuas palavras encontro o meu conforto...
Não quero ficar parado a contemplar o Sol,
Quero ir ao Teu encontro, Senhor!

Nasce e brilha como o Sol!
Vem ao meu encontro,
Amar é simples, é correr,
Quanto mais, tanto melhor!

Toma a tua Cruz e vem,
Vem ao meu encontro.
Sem limites vais amar,
Preso ao mundo não vais ficar!


Letra:
Sílvia Santos
Mónica Santos

Música:
Pedro Oliveira
Tiago Oliveira
João Tavares

Interpretes:
Cátia Pereira
João Tavares
Mónica Santos
Paulo Ramalhoto
Pedro Oliveira
Sílvia Santos
Tiago Oliveira


Fotografias e Vídeo Brevemente.

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Pastoral Juvenil Paroquial

Reuniu no passado sábado a Equipa da Pastoral Juvenil da nossa paróquia, para preparar a Caminhada de Advento e outros assuntos de interesse mais imediato.

Em primeiro lugar, ficou garantida a presença de 20 jovens da nossa paróquia no Festival da Canção Mensagem, a ter lugar em Fátima, a 2 de Dezembro.

Em relação à caminhada propriamente dita, foram adaptadas duas propostas que o Grupo de Jovens tinha apresentado para este ano pastoral, para que possam ser realizadas também pelos grupos de confirmandos.
Nesse sentido, será organizado um dia (Domingo, 10 de Dezembro) dedicado especialmente aos doentes da nossa paróquia, com a celebração da Eucaristia e sacramento da reconciliação, seguidos de um convívio com os jovens dos 4 grupos.
Será também realizada uma campanha de recolha de brinquedos, nas Eucaristias dos três primeiros domingos do Advento. Esses brinquedos serão depois entregues pelos nossos jovens, em mão, no CAT (Centro de Acolhimento Temporário) de Recardães, no Sábado, dia 23 de Dezembro.

Por último, mas não menos importante, continuam a acertar-se os pormenores da Festa da Família, a ter lugar a 21 de Janeiro, este ano com a organização totalmente entregue à Pastoral Juvenil.

sábado, 18 de novembro de 2006

Equipa Arciprestal de Jovens

A Equipa Arciprestal de Jovens Estarreja-Murtosa reuniu na passada quarta-feira, com vista à planificação das actividades para este ano pastoral.

Das decisões tomadas, aquelas que têm impacto mais imediato são:

1 - Participação no Festival Nacional da Canção Mensagem

Para este festival, que terá lugar no dia 2 de Dezembro, no Centro Paulo VI, em Fátima, a Equipa Arciprestal achou por bem organizar a deslocação dos jovens, com vista ao apoio a Avanca (relembro que esta paróquia foi a escolhida para representar Aveiro).
Nesse sentido, estão disponíveis inscrições para a participação, que incluem bilhete e autocarro, por apenas 5€. No entanto, devido à limitação de lugares no autocarro e também de bilhetes, apenas serão aceites as primeiras 54 inscrições (de ambos os arciprestados).
Da nossa paróquia, o Grupo de Jovens e os 3 grupos de confirmandos estão convidados a participar, devendo para isso contactar o seu animador/catequista.
O autocarro parte às 9:00 da Torreira, tendo chegada prevista por volta das 23:00. Os participantes deverão levar almoço.

2 - 10 milhões de estrelas, um gesto de Paz

Na sequência da proposta de caminhada enviada pelo SDPJV Aveiro, que inclui esta iniciativa, a Equipa Arciprestal decidiu trabalhar em conjunto, fazendo o seu "Gesto Público" apenas em uma paróquia de cada Arciprestado. Isto serve para fomentar um maior espírito de grupo e, simultaneamente, evitar que alguns dos grupos se preparem para "assistências" diminutas.
Tendo em conta que o fim de semana proposto para esta iniciativa se tornaria bastante complicado (devido ao Itinerário Espiritual), iremos realizar estes gestos nas noites de 22 e 23 de Dezembro, sendo os moldes dos mesmos e os respectivos locais definidos na próxima reunião (a 26 de Novembro, pelas 18.30, na paróquia do Monte).


Foi também decidida a realização da IV Caminha Quaresmal de Jovens (a ter lugar, como é hábito, no I domingo da Quaresma). Os detalhes desta e outras actividades serão acertados e divulgados oportunamente.

sábado, 4 de novembro de 2006

Razões para escolher a vida

Nota Pastoral dos Bispos portugueses sobre o referendo ao aborto

1ª. O ser humano está todo presente desde o início da vida, quando ela é apenas embrião. E esta é hoje uma certeza confirmada pela Ciência: todas as características e potencialidades do ser humano estão presentes no embrião. A vida é, a partir desse momento, um processo de desenvolvimento e realização progressiva, que só acabará na morte natural. O aborto provocado, sejam quais forem as razões que levam a ele, é sempre uma violência injusta contra um ser humano, que nenhuma razão justifica eticamente.

. A legalização não é o caminho adequado para resolver o drama do “aborto clandestino”, que acrescenta aos traumas espirituais no coração da mulher-mãe que interrompe a sua gravidez, os riscos de saúde inerentes à precariedade das situações em que consuma esse acto. Não somos insensíveis a esse drama; na confidencialidade do nosso ministério conhecemos-lhe dimensões que mais ninguém conhece. A luta contra este drama social deve empenhar todos e passa por um planeamento equilibrado da fecundidade, por um apoio decisivo às mulheres para quem a maternidade é difícil, pela dissuasão de todos os que intervêm lateralmente no processo, frequentemente com meros fins lucrativos.

3ª. Não se trata de uma mera “despenalização”, mas sim de uma “liberalização legalizada”, pois cria-se um direito cívico, de recurso às instituições públicas de saúde, preparadas para defender a vida e pagas com dinheiro de todos os cidadãos.“Penalizar” ou “despenalizar” o aborto clandestino, é uma questão de Direito Penal. Nunca fizemos disso uma prioridade na nossa defesa da vida, porque pensamos que as mulheres que passam por essa provação precisam mais de um tratamento social do que penal. Elas precisam de ser ajudadas e não condenadas; foi a atitude de Jesus perante a mulher surpreendida em adultério: “alguém te condenou?... Eu também não te condeno. Vai e doravante não tornes a pecar”. Mas nem todas as mulheres que abortam estão nas mesmas circunstâncias e há outros intervenientes no aborto que merecem ser julgados. É que tirar a vida a um ser humano é, em si mesmo, criminoso.

4ª. O aborto não é um direito da mulher. Ninguém tem direito de decidir se um ser humano vive ou não vive, mesmo que seja a mãe que o acolheu no seu ventre. A mulher tem o direito de decidir se concebe ou não. Mas, desde que uma vida foi gerada no seu seio, é outro ser humano, em relação ao qual tem particular obrigação de o proteger e defender.

5ª. O aborto não é uma questão política, mas de direitos fundamentais. O respeito pela vida é o principal fundamento da ética e está profundamente impresso na nossa cultura. É função das leis promoverem a prática desse respeito pela vida. A lei sobre a qual os portugueses vão ser consultados em referendo, a ser aprovada, significa a degenerescência da própria lei. Seria mais um caso em que aquilo que é legal não é moral.

Pedimos a todos os fiéis católicos e a quantos partilham connosco esta visão da vida, que se empenhem neste esclarecimento das consciências. Façam-no com serenidade, com respeito e com um grande amor à vida. E encorajamos as pessoas e instituições que já se dedicam generosamente às mães em dificuldade e às próprias crianças que conseguiram nascer.

Lisboa, 19 de Outubro de 2006
Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa

sábado, 28 de outubro de 2006

Despenalização do aborto...

«Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?»

Há dias, numa das "pausas para pensar" da RFM dizia-se mais ou menos isto: «é estranha a passividade dos Cristãos, pastores e leigos, perante um assunto tão sério»...
É realmente estranha esta passividade, mas mais estranho ainda é o facto de algumas (muitas) pessoas que se afirmam cristãs colocarem a hipótese de votarem "sim" no próximo referendo para a despenalização do aborto.
Estranho também é o facto de num país onde não há pena de morte para criminosos (e ainda bem, obviamente) se queira instituir a pena de morte para inocentes...

Os políticos da nossa praça, a quem está entregue o governo do nosso país, vão-se antecipando, avançando já para a legalização de clinicas espanholas que se pretendem instalar em Portugal. É um caso de saúde pública, argumentam alguns... Mas será só a saúde da mãe (que não o quer ser) a contar? E a vida que em si se gera, não terá qualquer valor? Aparentemente não...

A Igreja deve ser a primeira a tentar alertar as pessoas, alterar consciências, numa defesa da vida humana, desde o primeiro momento: a concepção. É esse o seu dever, se quer ser uma digna seguidora de Cristo.

Afastemos, no entanto, o aspecto religioso deste assunto... Será que, com os meios anti-concepcionais que existem actualmente e a sua divulgação, alguém poderá engravidar por falta de informação? Será que um momento de prazer justifica criar uma vida para a eliminar logo a seguir, com a simplicidade com que se deita fora uma peça de roupa que já não se quer? Será que esta decisão pode estar entregue única e exclusivamente à mulher, "apenas" porque é ela que carrega a vida no seu ventre? Eu diria que não... Nada justifica terminar uma vida apenas porque não se quer carregar o "fardo"!

Voltando ao argumento da "saúde pública"... É preciso legalizar o aborto para que as mulheres que o desejam fazer não corram riscos desnecessários? Para não correrem riscos só têm que cumprir a lei.Ponto final. Caso contrário, teriam que se alterar todas as leis, legalizar assaltos e homicídios (afinal de contas, ninguém quer correr o risco de ir preso).


No próximo referendo, eu votarei NÃO, porque todos merecem a mesma oportunidade que as nossas mães nos deram...


Rui Aresta

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Magusto Paroquial

No mesmo dia do Festival da Canção Mensagem em Avanca, realiza-se na nossa paróquia, também pelas 21.30 (no largo da igreja matriz), o Magusto Paroquial.

Esta actividade começa a tornar-se já uma tradição, este ano com a mudança do domingo à tarde para o sábado à noite, para procurar uma maior participação da comunidade.

Todos estão convidados, sabendo de antemão que deverão trazer algo para ajudar a "empurrar" as castanhas.

sábado, 21 de outubro de 2006

Festival da canção Mensagem - Avanca

No próximo dia 11 de Novembro pelas 21.30 realiza-se, no auditório do salão paroquial de Avanca, um Festival da Canção Mensagem.

Recordamos que Avanca participou no concurso diocesano e foi seleccionada para representar a Diocese de Aveiro no Festival Nacional, que se realiza a 2 de Dezembro em Fátima.
No entanto, como não houve possibilidade de os grupos participantes a nível diocesano apresentarem publicamente o seu trabalho, o grupo de Avanca optou por realizar este Festival, que contará com a presença dos restantes participantes. Há ainda a possibilidade de surgirem outros grupos de fora para enriquecer o serão.

Obviamente, estão todos convidados.


Quanto ao Festival Nacional, a Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil deverá preparar transporte para que todos possam ir apoiar Avanca. As informações surgirão aqui assim que possível, fiquem atentos.

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Abertura do Ano Pastoral - Programa

Família:
Oração e Vida


Como prometido, aqui está o programa preparado para a abertura oficial do Ano Pastoral na nossa paróquia:


  • Sábado, 21
    • 19:00 - Missa Vespertina na Capela de Nossa Sra. da Paz (Quintas do Norte)
    • 23:00 - Ofício de leitura

  • Domingo, 22
    • 08.30 - Oração de Laudes
    • 11.00 - Eucarístia na Igreja Matriz
    • 12.00 às 17.00 - Adoração Eucarística, dinamizada pelos grupos de acção pastoral
    • 17.00 - Oração de Vésperas com compromisso dos agentes de pastoral, seguida de convívio

Contamos com a presença de todos.

sábado, 14 de outubro de 2006

Calendário 2006/07 - Família: Oração e Vida!

Com o Ano Pastoral na nossa paróquia a ter início oficial no dia 22 deste mês, vão-se ultimando os preparativos. As inscrições para a catequese são hoje (este ano começa mais tarde, para tentar garantir que tudo esteja bem preparado), o lema foi definido (tendo como base as indicações diocesanas), o calendário está pronto... Enfim, tudo preparado para mais um ano de trabalho.

O programa do próximo domingo será aqui colocado nos próximos dias, para já avançamos com o calendário oficial da paróquia para o ano pastoral 2006/07. Podem aceder aqui, necessitando do Acrobat Reader para o visualizar.

Fica também a "novidade" (que para muitos já não o é) da constituição da Equipa Coordenadora da Pastoral Juvenil na Paróquia, que será composta pelo pároco, animador do Grupo de Jovens e catequistas dos três grupos de confirmandos, para tentar alcançar uma maior e melhor ligação entre os grupos.

sábado, 7 de outubro de 2006

João Paulo II pode ser beatificado em 2007


O processo de beatificação de João Paulo II está praticamente concluído e a beatificação de João Paulo II pode acontecer já em 2007, segundo o postulador da Causa de Beatificação, D. Slawomir Oder. Esta notícia veiculada pela Rádio Renascença adianta também que é “provável que Bento XVI decida avançar com a canonização de João Paulo II, esta é a opinião do Presidente do Tribunal de Cracóvia, bispo Tadeu”.


domingo, 1 de outubro de 2006

Eucaristia e Oração

À semelhança do que é habitual, na primeira sexta-feira de cada mês é celebrada a Eucaristia (às 21h), seguida de um momento de oração preparado e orientado por um grupo de pastoral. Este mês é o nosso Grupo de Jovens o responsável por esse serviço. É já no dia 6, na Igreja Matriz, e iremos debruçar-nos sobre o lema do novo ano pastoral. Não faltem!

sábado, 30 de setembro de 2006

Abertura do Ano Pastoral na Diocese

Inicia-se o novo Ano Pastoral, a nível diocesano, como habitualmente, no próximo dia 5 de Outubro (5ª feira), com uma Assembleia Diocesana no Seminário.
O Programa engloba já um encontro para agentes pastorais, no dia 4, das 21h30 às 23 horas, no mesmo local. Trata-se de uma reflexão alargada sobre a situação da família hoje, as influências que actuam sobre ela e a origem destas, o contexto social e eclesial em que se processa a acção pastoral ao serviço da família. Serviços diocesanos, secretariados, movimentos apostólicos, leigos empenhados na pastoral familiar na Diocese, nas paróquias e arciprestados, consagrados, e leigos em geral estão convidados para esta reflexão.
No dia 5, o acolhimento será às 9h30, abrindo os trabalhos às 10 horas com um tempo de oração, seguida da reflexão sobre a Teologia do Matrimónio e da Família e sobre o Plano Diocesano para o ano 2006/2007, “A Igreja ao serviço da família”, já apresentado no Dia da Igreja Diocesana (25 de Junho), de modo a permitir as programações das paróquias e dos movimentos laicais.
De tarde, todos os serviços da pastoral familiar darão a conhecer as suas actividades e as propostas que têm em curso para apoio às paróquias, aos arciprestados e aos movimentos.
Além dos convidados para o serão do dia 4, para este dia estão convocados todos os padres e diáconos, os responsáveis apostólicos, os consagrados - religiosos e leigos, e os diocesanos que queiram participar na Assembleia. Os trabalhos desta Assembleia não ultrapassarão as 17 horas.

sábado, 23 de setembro de 2006

Confirmação da Fé

É já hoje que alguns dos membros do nosso Grupo irão viver um dos momentos mais marcantes da vida cristã: irão confirmar perante Deus e os homens a fé anunciada pelos seus pais no dia do baptismo.
O Sacramento do Crisma que hoje recebem marca uma maior responsabilidade na Igreja de Deus, assumida por eles.

É com alegria enquanto amigo e membro da comunidade Cristã que os vejo dar este passo, com o desejo de que seja "apenas" mais um de uma longa caminhada.

Que Deus ilumine o vosso percurso!

D. António Francisco dos Santos, novo Bispo de Aveiro

Por solicitação da Nunciatura Apostólica em Portugal, a Agência ECCLESIA informa que o Papa Bento XVI nomeou como novo Bispo de Aveiro D. António Francisco dos Santos, até agora Bispo Auxiliar de Braga.

Bento XVI aceitou a renúncia do governo pastoral da Diocese de Aveiro, apresentada por D. António Marcelino, dado este ter completado o limite de 75 anos de idade (em conformidade com o cân. 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canónico).

D. António Francisco dos Santos foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga por João Paulo II a 21 de Dezembro de 2004. Na Conferência Episcopal Portuguesa tem a responsabilidade de presidir à Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios e é vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã.

O novo Bispo de Aveiro é natural da Freguesia e Paróquia de Tendais, Concelho de Cinfães, Diocese de Lamego. Nasceu a 29 de Agosto de 1948, filho de Ernesto Francisco (já falecido) e de D. Donzelina dos Santos.

notícia completa


O nosso Grupo de Jovens dá as boas-vindas ao novo Bispo (que tomará posse a 8 de Dezembro), com o desejo de longos anos de trabalho pela Diocese de Aveiro.
Uma palavra também de agradecimento para D. António Marcelino, por tudo quanto fez ao longo de quase 26 anos de episcopado em Aveiro.

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Encontro JMJ 2005



Já tem mais de um ano, mas nem por isso as pessoas se esquecem (como é que isso seria possível, depois de tão intensa experiência?).

É por isso que, no próximo dia 7 de Outubro, se realiza mais um encontro dos participantes na Jornada Mundial da Juventude 2005 (Colónia, Alemanha), desta vez em Mafamude, Gaia. Aquele excelente grupo que partiu de Aveiro e que incluía jovens da Diocese vizinha do Porto mantém-se unido e esta é apenas mais uma prova disso.

O nosso Grupo de Jovens lá estará representado, através dos 3 membros que tiveram o privilégio de estar entre os 800 mil jovens participantes inscritos.

Para um "cheirinho" do que pode ser a participação na JMJ (porque é impossível transmitir tudo o que se vive), podem visitar o Diário da Jornada, colocado no nosso site há um ano, mas sempre util para avivar memórias...

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Novo Ano Pastoral



Com o novo ano pastoral à porta, recomeçam as actividades do nosso Grupo. Este Blog tem como objectivo dar a conhecer antecipadamente essas actividades e fazer o balanço das mesmas depois de concretizadas. Nele vão poder escrever todos os membros do Grupo de Jovens Mar de Sal.

Na avaliação do ano pastoral 2005/06 do nosso Grupo foram encontradas algumas melhorias, ao mesmo tempo que ficou no ar uma certeza: qual o caminho a seguir. Nesse sentido, foram já definidas algumas actividades, que serão anunciadas assim que estiverem devidamente preparadas.

Até Breve!


Rui Aresta,
Animador do Grupo de Jovens da Torreira