Bento XVI aceitou a renúncia do governo pastoral da Diocese de Aveiro, apresentada por D. António Marcelino, dado este ter completado o limite de 75 anos de idade (em conformidade com o cân. 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canónico).
D. António Francisco dos Santos foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga por João Paulo II a 21 de Dezembro de 2004. Na Conferência Episcopal Portuguesa tem a responsabilidade de presidir à Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios e é vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã.
O novo Bispo de Aveiro é natural da Freguesia e Paróquia de Tendais, Concelho de Cinfães, Diocese de Lamego. Nasceu a 29 de Agosto de 1948, filho de Ernesto Francisco (já falecido) e de D. Donzelina dos Santos.
O nosso Grupo de Jovens dá as boas-vindas ao novo Bispo (que tomará posse a 8 de Dezembro), com o desejo de longos anos de trabalho pela Diocese de Aveiro.
Uma palavra também de agradecimento para D. António Marcelino, por tudo quanto fez ao longo de quase 26 anos de episcopado em Aveiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário